A Polygon se renovou e chega em breve em sua nova versão. Aqui temos um breve resumo (em inglês) do que esperar da Polygon 2.0, que promete ser uma camada de valor com um protocolo arquitetado de novas usabilidades e, com um novo token: $POL.
Como nós CrazyFroggers, também somos Polygon e fazemos parte do ecossistema pois afinal somos registrados na Polygon blockchain, precisamos saber mais sobre no que essas mudanças nos afetam e ainda, analisar as novas possibilidades e novos caminhos que podemos seguir.
I — Os tokens $MATIC, $POL e $CF.
Assim como a $MATIC, a $POL terá o supply inicial de 10bi de tokens. Dessa forma haverá a substituição de um token pelo outro, tendo espaço apenas para a $POL, o mais novo token da Polygon. Este swap deverá ser feito de forma manual pelos holders que estiverem em auto-custódia (os que estão com as $MATIC na Metamask por exemplo). A substituição automática ocorrerá somente nos tokens que estiverem dentro das corretoras, como Binance, Coinbase, Bybit, OKX, etc.
Uma vez que deverá ocorrer o swap em todo o supply, os tokens $MATIC não terão mais valor ou possivelmente nem existirão mais no mercado. Dessa forma o token MATIC deixará de ser utilizado no mint dos CrazyFroggers ($MATIC), porém o valor de mint se manterá inalterado. Inclusive manteremos a variação de acordo com o supply(10.000; 5.000) dos tokens $CF, que são os tokens não fungíveis dos CrazyFroggers, ou seja, os NFTs da coleção.
Levando em consideração que o swap de $MATIC por $POL será em um ratio 1:1, podemos confirmar que não haverá alteração nas variáveis uint256 de preço definidas em contrato: cost, costFinal e dynamicCost. Ou seja, os valores de mint serão os mesmos que já sabemos mas o preço poderá sofrer variação de acordo com o preço do novo token $POL, mas novamente, sem impacto no valor de mint dos NFTs (token $CF).
II — Valorização.
A Polygon desde 2020 vem crescendo e se desenvolvendo com agilidade, conseguiu atingir alto patamar em vários aspectos como ter ultrapassado a marca de 20 bilhões de dólares de capitalização de mercado do token nativo, ter em média 3 milhões de transações por dia com recorde de 9 milhões de transações registradas em um único dia e já possuir mais de 300 milhões de endereços únicos. Tudo isso em uma blockchain de baixo custo (Network Fee).
Dessa forma, em poucos anos desde a sua criação mostrou alto potencial de crescimento e nos próximos anos querem continuar no mesmo ritmo. Segundo a própria Polygon, o token $POL terá um valor de mercado de $5 dentro de 10 anos e se considerarmos o preço de mint inicial dos CrazyFroggers poderia gerar uma valorização de mais de 500% no preço dos colecionáveis. Esse valor de mercado do token $POL tem como base um estudo feito pela própria Polygon no novo whitepaper, no qual envolve vários fatores como as taxas de emissão e queima, recompensa dos validadores, governança e até mesmo a inflação do novo token, que deve ficar abaixo da inflação do Bitcoin.
Mas não é só pelo suposto valor de mercado que a Polygon 2.0 deverá atrair novos investidores. Com a promessa de um novo protocolo arquitetado com integrações cross-chain e com processos inteligentes entre as camadas, criarão novas usabilidades para tokens e, usabilidade nos tokens é algo que vem sendo estudado a algum tempo e muitas coleções de NFTs já adotaram isso em seus tokens nativos, trazendo valorização aos colecionáveis e recompensando suas respectivas comunidades em diversas formas. Tudo isso abre portas para incrementações ao Roadmap inicial dos CrazyFroggers, focando principalmente na usabilidade dos NFTs da coleção.
III — Posicionamento e caminho a seguir.
A transparência nos trouxe até aqui para apresentar todos os pontos importantes do cenário atual para toda a comunidade CrazyFroggers. Acreditamos que os membros, apoiadores e/ou investidores que formam nossa comunidade merecem acima de tudo transparência e devem obter conhecimento sobre quaisquer mudanças que podem surgir.
O time CrazyFroggers não se colocará a imparcialidade e abrimos o jogo sobre nosso posicionamento atual. Continuamos acreditando na coleção e também na Polygon, confiando assim que as inovações apresentadas na nova versão do protocolo serão positivas. E mais positivo ainda, as novas usabilidades que estarão em breve disponíveis para os CrazyFroggers.
Com isso, ainda vemos um futuro promissor nos aguardando e esperamos que com o apoio de sempre da comunidade CrazyFroggers possamos continuar se desenvolvendo e crescendo cada vez mais.